Instagram Youtube orkut facebook twitter contato cristiane bertho tavares fotos midia sorteios faça e venda carnes lanches paes bolos home
9

Esponja de Fermento para Massa de Pães


Esponja de Fermento para Massa de Pães

Ingredientes

1 xícara de água morna
1/2 xícara de farinha de trigo Venturelli
1 colher de sopa de açúcar
Quantidade de fermento que sua receita pede



Numa tigela coloque todos os ingredientes e misture bem, até formar um papa grossinha.



Deixe descansar por uns 15 minutos, em dias frios demora-se mais a crescer, já em dias quentes cresce rapidinho.


O ponto certo da esponja é quando a massa fica toda fofa, cheia de furinhos como na foto acima.


Depois acrescente os ingredientes da sua receita nesta esponja e dê o ponto final a massa.


A função da esponja, é dissolver bem o fermento, não deixando a massa com gosto de fermento, e também a massa fica como na foto bem areada, assim ela cresce mais, e fica bem leve o pão, depois de assado.



Comentários
9 Comentários

9 Comentários:

Ana disse...

Oi Cris!
Menina tô aqui babando rsrs...,com água na bôca mesmo.Adoro pães mas aqui a turma come pouco então desanimo de fazer senão quem acaba comendo sou eu aí a balança já viu né...Mas eu adorei a sua aula de pão,anotei a receita e uma dia desse vou fazer,pão de milho então eu amo,como puro sem manteiga.
Seu blog é repleto de rec. boas anotei algumas.
Mto obrigada pela simpática visita.
Um abençoado fim de semana pra vc.


Ana.

www.culinariasaborecor.com disse...

Que dica maravilhosa menina, a massa ficou de babar, me deu até uma vontade de fazer uns pães , mais estou atoladíssima com tantas encomendas, mais prometo testar essa esponja na proxima massa que preparar. beijinhos e um lindo dia.

Carla Colombo disse...

adorei a dica! já usei no meu pão de hoje, muito obrigada!
ele ta lá crescendo! hehehe
beijos

www.brisandonacozinha.com

gothmate disse...

E aeh, Cris? Posso trocar a farinha de trigo por outra marca ou essa tem alguma propriedade específica?

Cris disse...

Pode sim, procure usar as da marca especial ou premium.
Os pães ficaram bons também!

beijosss

Patricia disse...

Obrigada pelas fotos.... Acebei de ver que meu fermento deve estar com algum problema, pois depois de mais de 1 hora não formou a esponja... Que pena.

Cris disse...

Patrícia, as vezes o fermento não cresce mesmo, já cheguei a fazer 2 vezes e na terceira ele vingou.. pode ser que a tigela, o recipiente em que você fez, tenha algum vestígio de gordura, daí não cresce mesmo.. talvez seja isso!
Espero tê-la ajudado.

abçs

Cris

Unknown disse...

Meninas, eu tenho essa receita salva em toda web. Ela e ótima.
Agira, já aconteceu de eu esquecer a esponja crescendo por mais de duas horas, ela já ter murchado de novo e mesmo assim o pão ter ficado ENORME E MARAVILHOSO.
Como eu não tinha outro fermento e tinha q fazer, pois já tinha chamado meus sobrinhos, eu quis pagar pra ver. Ainda bem. Segundo eles foi o pão mais gostoso da vida deles, rsrs.
Agora, mesmo sem crescer a esponja, eu faço e dá certo.
Não desistam!
Cris pra ser sincera minha esponja nunca ficou como a sua, rsrsrs
Obrigada pelas dicas.

Postar um comentário

Obrigada por comentar em meu blog!
Muito bom saber, que você passou por aqui e deixou um recadinho para mim!

Obrigada e volte sempre!

BjOoOs da Cris ๑•ิ.•ั๑

Related Posts with Thumbnails